sábado, 29 de agosto de 2009

Espíritos Libertos

Um menino coreano gostava muito de ouvir histórias, mas, em vez de contá-las aos outros, guardava-as para si, do mesmo jeito que um avarento esconde suas moedas. Toda vez que escutava uma história nova, prendia seu espírito numa bolsa velha, que logo estava estourando de cheia.
O tempo passou, e o menino virou homem. No dia em que ia se casar, seu criado ouviu vozes murmurando na velha bolsa. Eram os espíritos das historias, que resmungavam, irritados: "Estamos sufocando aqui dentro! Ele nem se importa! Mas hoje podemos dar o troco!".
Um espírito sugeriu que colocassem uns morangos venenosos no caminho do rapaz e o fizessem sucumbir á tentação de come-los. Outro propôs que ele se queimasse ao pegar um tiçoeiro em brasa. E um terceiro declarou que, se tais recursos falhassem, cuidaria para que uma cobra o eliminasse em leito nupcial!
Ouvindo tudo isso, o criado tratou de evitar os desastres. Depois de cortar a cabeça da cobra, contou ao patrão que ouvira os espíritos das historias conspirarem contra ele.
"Não pode mantê-los presos desse jeito", falou.
"Precisa liberta-los.”

O jovem reconheceu o erro, abriu a velha bolsa e deixou os espíritos saírem. E desse dia em diante contou suas historias a todos que quisessem ouvi-las.

Conhecer e escrever histórias equivale mais ou menos a prende-las numa bolsa velha. Podemos sufocá-las. Por isso contemos histórias para quem quiser ouvir!

Historia relatada por: Luiza Bitencourt

2 comentários:

  1. olá, sou professora em campo limpo paulista e estou adorando o blog...tenho vontade e muuuuita de tornar-me contadora de histórias, ou melhor , aperfeiçoar...vcs oferecem cursos? ou poderiam indicar algum lugar? valeu!!! jujuba_educ@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi! Bom dia!
    Estamos organizando um workshop pra o inicio do ano!
    Assim que tudo estiver pronto avisamos.
    Aqui em jundiai e região não conheço este tipo de curso, mas em São Paulo, na Livraria da Vila tem um otimo com a Contadora de historia Diana Oliveira.
    Abraço

    ResponderExcluir